quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Característica do Maxixe



Os registros históricos mostram que o Maxixe teve sua origem no Rio de Janeiro na década de 1870, mais ou menos quando o tango, (gênero musical de origem européia e tocada nos salões da corte imperial e da alta classe média carioca, sempre ao piano), também dava os seus primeiros passos na Argentina e no Uruguai. Inicialmente como uma Dança e depois como um estilo musical a um ritmo 2/4 em alegreto substituindo o 3/4 típico das valsas. Notam-se também influências do Lundu, das polcas e das habaneras. 


Hoje, o gênero musical chamado maxixe ou tango brasileiro é considerado um subgênero do choro. Porém, no fim do século XIX e começo do XX, a palavra "choro" designava não um gênero, mas certos conjuntos musicais (compostos de flauta, cavaquinho e violões) que animavam festas tocando polcas, lundus, habaneras e mazurcas e outros gêneros estrangeiros de uma maneira sincopada. O maxixe seria a primeira dança genuinamente nacional e que teria nascido a partir da fusão do tango e da habaneira com a rítmica da polca.


Na sua forma de música de dança passou a ser chamado de maxixe, que era alvo de fortes preconceitos das elites da época, porque o consideravam indecente, chegando mesmo a proibi-lo. Dava-se o nome de "Tango Brasileiro" para se esconder a relação com o maxixe dessas composições. 


Na atualidade, o maxixe, enquanto dança, ainda existe nos passos do samba de gafieira, cuja música (que é um tipo de samba extremamente sincopado, por exemplo, o samba de breque e o samba-choro também preserva muitas estruturas rítmicas do maxixe.

28 comentários:

  1. ```muito interessante*_*

    ResponderExcluir
  2. muito legal gostei pra caramba

    ResponderExcluir
  3. huuuuuum legalzinho...

    ResponderExcluir
  4. uma merdaaaaa... odiei... seusmerdaa...

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou muito no meu trabalho da escola.Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. No último parágrafo a onde feicha o parênteses??

    ResponderExcluir
  8. muito legal me ajudou na tarefa

    ResponderExcluir
  9. me ajudou no meu trabalho de artes obrigado e onde fecha o parentese no ultimo paragrafo

    ResponderExcluir
  10. que merda pq achei chato esse texto mas obrigado ajudou no meu trabalho da escola

    ResponderExcluir
  11. muito lixo fui e falei

    ResponderExcluir
  12. esse PORRA não me ajudou em nada mas pelo menos deixou eu brisado com o fundo preto

    ResponderExcluir
  13. lucas vc vai desenhar no trbalho?

    ResponderExcluir
  14. chupa corinthians ti78me lixo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. chupa santos perdeu pro the strongest lixo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. chupa santos perdeu pro the strongest lixo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. chupa minha rola santos hsuashuashuashau

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. N mim ajudou em nada neessa caralha

    ResponderExcluir
  20. quais seriam as referências bibliográficas desta pesquisa?

    ResponderExcluir
  21. Gostei me ajudou,OBRIGADA! :)

    ResponderExcluir